Assim como os seres humanos, os animais de estimação também sofrem com o aumento da temperatura corporal acima do normal. Esse sintoma é uma resposta do organismo relativo a diversos fatores e patologias. Tanto cães, gatos, coelhos, aves, cavalo e bois necessitam de cuidados e observação contínua em relação a esse alerta biológico.
Engana-se quem acha que focinho molhado, quente ou frio, serve como parâmetro para identificar febre em cães e gatos.
A melhor forma, e mais segura, é utilizando o termômetro veterinário. De acordo com a médica veterinária, Daniela Lewgoy, é interessante que os donos de animais de estimação possam utilizar o termômetro veterinário para aferir a temperatura correta, ao invés de seguirem mitos, como o do focinho seco.
Daniela ainda destaca que uma forma simples para a medição da temperatura dos animais de estimação é feita com o termômetro digital veterinário auricular. “Esse instrumento ajuda o tutor a ter uma ideia da temperatura do animal, mas é preciso levar em consideração que esta varia de 38°C a 39°C, diferente dos humanos”, ressalta a profissional.
A veterinária ainda lembra que, para o uso doméstico, o termômetro auricular é o mais indicado, mas é preciso ficar atento caso o animal possua otite, que deixa a orelha mais quente que o restante do corpo, dificultando a precisão do resultado da medição.
Além da medição auricular, os animais de estimação podem ter sua temperatura aferida pelo ânus, mas essa aferição é mais delicada, e deve ser feita somente por um profissional veterinário.
Fonte: http://www.revistapulodogato.com.br
Fonte: http://www.revistapulodogato.com.br
Nenhum comentário :
Postar um comentário