BEM VINDO

sábado, 25 de março de 2017

Social ou Solitário? Afinal é verdade que os gatos são “individualistas”?


Fernando Peniche- Central Gato Persa - Limeira SP

Nem solitários, nem individualistas, a classificação mais adequada para os felinos é territorialista, sociável de acordo com a disponibilidade dos recursos. Os felinos, em geral, são animais territorialistas, ou seja, determinam um território para habitarem, delimitam a área, assim como defendem este espaço e os recursos contidos nele.

Hipotetizando os gatos em “vida-livre” (como os gatos ferais, por exemplo), quando os recursos contidos no ambiente são escassos, como alimento e abrigo, os gatos se mantêm em regime solitário, utilizando os recursos disponíveis e defendendo-os de possíveis competidores (outros gatos). No entanto, quando estes recursos estão presentes em quantidade satisfatória, tendem a se agrupar em pequenas colônias.

Este padrão de socialidade, de acordo com a disponibilidade de recursos, também ocorre com os bichanos que residem conosco. Quando o ambiente possui espaço, abrigo e alimento suficiente para mais de um gato, eles tendem a se socializar. As recomendações de espaço em um residência é de 10 m² por gato. Dentro destas dimensões quando a alimentação e área de eliminação, assim como locais de descanso e lazer são adequados, os gatos tendem a conviver em harmonia e se socializarem positivamente.

Mediante a introdução e sociabilização adequada, os gatos compõe uma colônia estável exibindo comportamentos afiliativos entre si. Alguns comportamentos afiliativos são: o toque de nariz, esfregação de bochechas, limpeza mútua e descanso conjunto. Se seus bichanos realizam comportamentos como estes, tenha certeza que se consideram pertencentes a mesma colônia e fortalecem os laços por meio da execução destes gestos.

Entretanto, não podemos esquecer que existem as diferenças individuais. Há gatos que preferem ocupar seu espaço, sem muitas interações com os demais. No entanto, nestes casos, quando a socialização é satisfatória, não há agressões ou tensões no grupo, o animal apenas evita interações estreitas.

Se seus gatinhos não interagem entre si, demonstram comportamentos agressivos ou monopolizam recursos como alimentação, é necessária uma investigação mais profunda e a realização de um processo de socialização e adequação ambiental. Procure a WellFelis e faremos o possível para auxiliá-los.


Dra. Juliana Damasceno
Bióloga, Mestre e Doutora em Comportamento Felino
Consultora da WellFelis   

Nenhum comentário :