O gato Persa é, para muitos, sinônimo de gato de luxo, sendo também o maior representante das raças nobres. Seu porte tranquilo, sua pelagem majestosa e seu focinho plano e gracioso o convertem no rei das exposições. O Persa será seu gato ideal se estiver ciente que deve assumir uma rotina diária de escovar seus pelos.
Com seu temperamento tranquilo e amável, esse gato é ótimo para pessoas que possuem outros pets, crianças ou que são donos de primeira viagem quando o assunto é felino. O Persa é um gato que vai gostar de dormir no colo de alguém da família, recebendo um pouco de carinho. A raça é também conhecida pelo nome Persian.
Origem
Tudo aponta que os primeiros exemplares de gato Persa chegaram à Inglaterra em torno de 1800, vindo da Turquia e da Antiga Pérsia (Irã). Foi na Inglaterra que o Persian ganhou as características que conhecemos hoje, numa junção do Persa vindo da Turquia com os Persas criados na Itália, que tinham sua origem na Pérsia. No entanto, o primeiro contato com a raça aconteceu por volta do século XVII, quando um viajante italiano teve contato com o Persa no Oriente Médio. Foi no fim do século XIX que o gato Persa chegou aos Estados Unidos.
Rapidamente a raça ganhou popularidade nos EUA, se tornando a mais popular do país e ganhando um padrão diferente do resto do mundo, de forma que o Persa Americano é ligeiramente diferente do gato Persa encontrado em outras partes do planeta. Sua popularidade é alta desde o século XIX e nunca caiu em declínio, sendo o gato dos sonhos de muitas pessoas.
Comportamento
O gato Persa possui um caráter tranquilo e sociável. De fácil convivência e aceita muito bem outro companheiro de sua mesma espécie, assim como aceita a interação com outros pets e crianças. A raça é quieta, preferindo se expressar com o olhar, gosta de atenção e de brincadeiras, seja com brinquedos interativos com outros pets com quem cresceu junto. Por outro lado, o gato dessa raça pode ser bastante seletivo sobre o foco de seu afeto na família e nem sempre escolhe o dono para se afeiçoar. Com gosto pelo trato delicado, um gato Persa pode aceitar carinhos de crianças, mas dificilmente vai entrar numa brincadeira muito agitada com ela.
A raça não tem forte a independência, apresentando um forte desejo de estar perto dos humanos, um gato Persian que passa o dia sozinho provavelmente vai preferir a companhia de outro animal de estimação. São gatos inteligentes que esperam que humanos sejam capazes de entendê-los com um simples olhar, parecendo até provável que eles não compreendam com um ser inteligente como humanos não atendem facilmente aos seus desejos. O Persian prefere atividades no chão e dificilmente você vai pegá-lo escalando os moveis para explorar locais mais altos.
Aspecto
O Persian é perfeitamente reconhecido por sua pelagem longa e luxuosa e seu rosto reto.No geral, são animais de tamanho médio para grande, de corpo musculso. A cabeça é arredondada e grande, com orelhas pequenas de pontas arredondadas com interior peludo, focinho curto e largo com nariz igual e muitas vezes arrebitado, olhos redondos, grandes e abertos de expressão doce. A cor dos olhos é intensa e fortemente relacionada com a cor da pelagem.
A pelagem é longa, densa e sedosa, com grande variedade de cores e padrões, passando por cores sólidas, bicolor, particolor, dourado, prata, malhado, entre outros. Apresenta atualmente mais de vinte variações de cor e padrão. O pelo, aliás, se apresenta mais resistente e brilhante quando o Persian é de cor dominante, como vermelho, enquanto as cores mais diluídas, como azul, apresentam o pelo mais felpudo e suave. Um Persa branco pode ter qualquer tipo de pelagem. O subpelo do gato da raça Persa é igualmente longo. Seus membros são curtos, enquanto seu corpo é de constituição maciça. Os pés apresentam pelos longos entre os dedos. A cauda é proporcional ao corpo, portanto é curta, com pelagem em forma de penacho.
Cuidados específicos
O gato Persa exige um cuidado constante e meticuloso com sua pelagem. Como acontece com todos os gatos de pelos longos, por eles mesmos não serem capazes de cuidar de seus pelos, vão necessitar sua ajuda para mantê-los em perfeito estado, já que qualquer descuido pode dar origem a problemas de higiene e saúde. A escovação deve ser diária e a tosa é indicada. O pelo do Persa facilmente forma emaranhados, que devem ser penteados delicadamente para não machuca-lo, e de preferência assim que o problema for notado, pois o gato pode se machucar ao tentar removê-lo sozinho.
Saúde
Entre as doenças ou lesões mais frequentes na raça Persa estão as relacionadas com o encurtamento de seu rosto, como alterações oftalmológicas, mandibulares e faciais. Em menor escala também se encontram caso de catarata e Síndrome de Chediak-Higashi (uma imunodeficiência genética associada com os exemplares de cor azul fumaça).