BEM VINDO

quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Pet, Breeder ou Show?

Thyago Sousa - Fotografia
  • PET
São os que apresentam características que fogem  mais do padrão ideal da raça. Nos persas são aqueles que apresentam o nariz baixo, focinho saliente, cauda muito longa, corpo alongado e/ou orelhas pontudas e salientes.

Também são considerados pets os gatos extremados que embora apresentem as boas características do padrão da raça possuam faltas graves e desqualificantes tais como:
- Nó no rabo (defeitos na cauda como saliências, deformação óssea ou similar),
- Criptorquidia (ausência dos testículos) ou Monorquidia (presença de um testículo na bolsa escrotal): Ambos os casos o problema pode não afetar a reprodução do gato, mas irá gerar descendentes com o problema, além do fato de que os testículos que não desceram para a bolsa escrotal e estão escondidos na cavidade abdominal devem ser removidos cirurgicamente podendo sua permanência causar sérios problemas sérios ao felino sendo em ambos os casos indicada s castração.
Torção de Mandíbula (deformação da arcada dentária) - Problema genético, que pode ser transmitido aos filhos.

 Os pets por não apresentarem as características desejáveis ao padrão da raça, devem ser castrados e mantidos como animais de estimação, alegrando nosso lar e recebendo todo nosso amor, carinho e atenção.

  • BREEDER

São os gatos que apresentam características mais próximas do padrão estabelecido para a raça. Podem ser usados para a criação pois possuem o potencial de gerar descendentes de alta qualidade inclusive show.

São considerados breeder por apresentam alguma característica indesejada como  um prognatismo pequeno, um nariz um pouco mais abaixo do stop padrão apesar da carinha chata, corpo um pouco mais longo, orelhas muito próximas ou mais compridas, cauda um pouco mais longa, dentre outras pequenas características abaixo do padrão ideal.


  •  SHOW
 São os gatos que estão dentro do padrão ideal da raça, aqueles que se destacam nas exposições.
 Um gato show deve ser curto, harmônico, compacto, ser forte sem ser gordo,ter uma cabeça massissa, testa arredondada, orelhas curtas, afastadas, bem inseridas e de extremidades arredondadas, nariz bem posicionado, não poderá apresentar problemas de dentição e ter uma expressão doce e agradável. Deve ter uma pelagem exuberante, sem manchas ou falhas na marcação, ter um temperamento dócil e amável, enfim, todo o padrão estabelecido para a raça. 


Todos, pet, breeder ou show apresentam o comportamento dócil e amistoso comum aos persas e a escolha pelo padrão a ser criado irá depender da finalidade esperada de seu gatinho, se pretende reproduzi-lo ou leva-lo a exposições de raça ou se apenas como amigo e companheiro e da preferência estética de que escolhe o filhote.

E lembre-se, independente de sua classificação, a escolha sobre ter ou não um animal de estimação precisa ser tomada com muito cuidado, precisamos ter certeza que teremos condições de fornecer a este ser uma vida longa e saudável.